sábado, 21 de maio de 2011

Professora Amanda Gurgel silencia Deputados em audiência pública - A EDU...


Parabéns a professora que deu uma aula de cidadania na Assembléia Legislativa, em prol dos professores do Brasil e Rio Grande do Norte.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Preservação dos Manguezais



Por Melânia Caenga






O ecossistema do manguezal é de suma importância, pois ele é um verdadeiro berçário biológico é nele onde se reproduzem várias espécies marinhas e também outras espécies animais, como as aves. Na nossa região temos uma grande extensão de manguezais. Já foi maior sua extensão devido a não preservação e manutenção pelo homem. O nosso manguezal foi bastante prejudicado pela ação antrópica do homem. Temos uma vasta extensão de manguezal, especialmente na região da comunidade da Barra, onde a salinização é provocada pela salinas que ali se encontram; é triste se ver o manguezal morto devido ao alto teor de sal, que são produzidas pelas águas das salinas e que são chamadas em nossa região de águas mães, essas águas mães invadem as áreas de manguezais ,prejudicando esse ecossistema tão importante para o nosso município . Sabemos que, o manguezal é um ecossistema onde são produzidos mais de 95% da produção de pescados, mariscos, ostras . Na nossa região os pescadores antigos diziam que antes existiam um maior número de peixes no nosso rio, mas que hoje diminuiu bastante devido a ação do homem. O manguezal da região do nosso município há alguns anos foi aterrado para construção de bares e restaurantes, isso também contribuiu para a grande perda desse ecossistema, sem falar na poluição provocada pelo lixo acumulado dos bares da prainha, como também dos esgotos das cidades vizinhas. Diríamos que é importante o desenvolvimento e o crescimento de uma cidade para implementação do turismo, mais esse deve ser associado a medidas de preservação e manutenção da natureza que é tão rica em nossa região.

Preservação do manguezal II- Soluções


Medidas urgentes de preservação dos manguezais devem serem tomadas. Temos um rico ecossistema na região e precisamos preservar aquilo que a natureza nos deu gratuitamente. Seria importante que todos nós sociedade civil organizada, ONGS, municipalidade e escolas estaduais e municipais se juntassem para preservar esse rico habitat natural, que gera a sobrevivência de tantos pescadores em nosso município. Campanhas de preservação realizadas por nossos professores, que viriam conscientizar as crianças da necessidade de preservação ambiental desse ecossistema, tão rico e diversificado; precisamos ensinar as crianças a fazer o replantio dessas áreas que foram devastadas, a prefeitura cabe a sua participação maior, onde se faria o investimento e o incentivo de projetos de replantio de mangues que seriam executados pelas escolas do município , também seria de suma importância a participação das secretarias de Limpeza Pública e Meio Ambiente, para que periodicamente fizessem o serviço de limpeza do manguezal, para que esse habitat natural fosse preservado, são medidas simples que todos deveriam se unir e realizar. Fica o alerta!