quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Associação Realiza Cursos





Cursos Realizados






Realização Melânia Caenga

Origem da Associação


A Associação Dehon Caenga, nasceu da necessidade de trabalharmos em prol do município de Grossos, coisa que ele mais desejava. Não podemos fazer muito mais , pois falta-nos recursos, mas mesmo assim estamos com um trabalho de geração de renda com as mulheres de Grossos e com as crianças no incentivo a leitura. No ano de 2007 , qualificamos para o mercado de trabalho mais de 100 pessoas, com cursos variados. Esses cursos vem preencher o vácuo que existe no município em relação a ocupação da mulher, que não tem espaço no mercado de trabalho, pois falta-lhe qualificação, no caso da dona de casa a mulher do lar.Na associação elas encontram um espaço para desenvolver seus trabalhos e também vendê-los ajudando assim na geração de renda no município, como também contribuindo para orçamento doméstico . Esse trabalho também preenche o vazio da mulher , que no momento que está exercitando uma atividade, ela esquece dos seus problemas do lar é um momento agradável; também contribui para a sua auto-estima, livrando-lhes da ociosidade que muitas vezes leva a depressão. Além dos cursos que foram realizados na época, também proporcionamos aos estudantes um cursinho de preparação para o vestibular que foi ministrado por professores voluntários.Entre os cursos realizados estão os de ponto cruz para adolescentes; de pintura em tecido; corte e costura e pintura em tecidos, craqueler e decopagem tiveram como professora de arte, Lucila Martins, grande amiga de Dehon e nossa que tem nos ajudado muito na realização desse trabalho e também a professora Zéza, também o nosso agradecimento.

Quem foi Dehon Caenga


Quem foi Dehon Caenga? Filho natural de Grossos,foi candidato a prefeito no ano de 2000. Perdendo para o seu adversário. No ano de 2004 candidatou-se e foi eleito prefeito da cidade de Grossos. Desde adolescente mantinha esse desejo de ser prefeito de sua cidade para ajudar o seu povo, muito amado pelo povo, foi eleito sem recursos próprios, o povo foi as ruas e o elegeu, como também fizeram sua campanha indo às ruas e casas das pessoas angariar recursos para sua campanha . Governou 5 meses e 23 dias, quando foi brutalmente assassinado por polícias civis na cidade de Santa Maria próximo a Natal, que alegaram engano. Dehon vinha da cidade de Natal, quando na ocasião assinava convênio para construção de casas populares para a sua cidade. Os polícias assassinos estão soltos recorrem para livrar-se da cadeia, nós da família e os seus filhos ainda consternados com esse acontecimento que só nos tem trazido um grande sofrimento e uma grande dor na alma; mas confiando em Deus que um dia a justiça será feita, pois foi tirado a vida de um jovem que tinha como objetivo ser prefeito de sua terra, para dar uma melhor condição de vida a seu povo, sendo sua vida ceifada, ficou o vazio e a saudade de seu povo, que até hoje não o esqueceu.


Melânia Maria da Costa

Objetivo do Blog da Associação

O objetivo desse blog é mostrar ao município de Grossos as ações desenvolvidas pela Associação de Educação e Cultura Amigos de Dehon Caenga. Fundada no dia 09 de Maio de 2006, tendo como presidente fundadora Cirley Alves de Albuquerque , que queria prestar uma homenagem ao ex-prefeito, em nome de todos os seus ex-amigos. O nosso agradecimento a fundadora pelos serviços prestados, através da Associação e pela homenagem prestada ao meu Irmão Dehon Caenga, pois sem a iniciativa da fundadora, hoje não teríamos a Associação Dehon Caenga, como é mais conhecida.
Melânia Maria da Costa

Associação de Educação e Cultura Amigos de Dehon Caenga

Amigo somos muitos, mesmo sendo dois.

A vida fica muito mais bonita quando partilhada,
tanto as alegrias quanto as tristezas são realidades
que não foram feitas para viver na solidão.

É na partilha do que é triste que nos preparamos
para a superação, e é na partilha da alegria que
nos tornamos capazes de prolonga-la no tempo.

Nós sempre precisamos de amigos; gente que seja capaz
de nos indicar direções, despertar o que temos de melhor
e ajudar a retirar os excessos que nos tornam pesados.
Apesar de todas as dificuldade enfrentadas a associação é um sonho realizado.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Saudade dos entes queridos


A morte dos nossos entes queridos

Não é apenas
O nosso mundo
As nossas relações
A nossa afectividade
As vozes do nosso coração
Que afunilando vão

É também
Rostos, caras desfocadas
Memórias extremadas
Mundividências apagadas
Recordações nubladas

É ainda
Os jardins da nossa infância
Transformados em desertos
Roseirais depenados
Gestos, sorrisos idos
Afectos brumas feitos

A morte dos nossos entes queridos vem nos à memória
Re
Ta
Lhos

De Nós

A morte dos nossos entes queridos levam
Pe
Da
Ços

De Nós
Porém Deus na sua infinita bondade nos conforta e nos restaura, Grossos sente saudades de ti, e de cada um dos seus entes queridos.

Paz a todos neste feriado

Associação realiza cursos

Associação de Educação e Cultura Amigos de Dehon Caenga, é um sonho realizado por amigos, de Dehon Caenga,com iniciativa de Melânia Caenga e Cirley Alves, para contribuir para a cidadania e geração de emprego e renda no município de Grossos, com isto a Presidente da Associção Melânia Caenga, proporciona diversos cursos gratuítos na associação buscando a valorização das pessoas e a geração de emprego e renda, pois a partir do aprendizado os cursistas poderão colocar em prática e melhorar a renda familiar, nessa perspectiva, estão sendo realizados diversos tipos de cursos para a população.