sábado, 4 de dezembro de 2010

Estresse... como se manifesta?

Na verdade, convivemos com o estresse em nosso dia a dia. Ele merece atenção maior na medida em que começa a interferir na qualidade de vida, no desempenho das atividades que normalmente exercemos. Existem aspectos tanto de natureza psicossocial como de natureza somática. Quando por exemplo, alguém começa a ter dificuldade de concentração, já não consegue mais dormir, está sempre angustiado ou, até mesmo, em um estado de depressão deve procurar auxílio médico. Normalmente, essa pessoa estará também experimentando manifestações somáticas em órgãos que são mais sensíveis à situação de estresse, como é o caso de problemas gastro-intestinais, cardíacos ( palpitações e taquicardia), respiratórios (asma) e de pele, bem como alterações na pressão arterial, dores generalizadas e problemas de desempenho sexual, entre outros, O estresse pode ser resultante de fatores desfavoráveis, como é ocaso de problemas financeiros, profissionais, familiares, etc. Mas também, por situações teoricamente agradáveis, quando marcadas por uma grande ansiedade, como por exemplo o período pré-casamento, o nascimento de filhos, a obtenção de um prêmio ou homenagem que coloca o indivíduo perante uma grande plateia , etc. Estabelecer limites ao estresse varia de pessoa para pessoa. Tudo depende do contexto em que ela vive e da maneira como enfrenta os problemas. Tudo está relacionado à qualidade e ao estilo de vida que leva.

Fonte editora Ave Maria

POLO EDUCA GROSSOS

Estamos transformando esse espaço do blog da Associação Dehon Caenga, em mais um espaço de prestação de serviços para o município. Acessem o site da Prefeitura de Grossos, pois estão sendo oferecidas vagas para graduação e pós-graduação no polo Educa Grossos, com sede na Escola Estadual Maria Nóia, bairro Boa Esperança. O endereço é: www.prefeituradegrossos.com.br. Participem! A educação é o elemento essencial para o desenvolvimento das pessoas.

Na internet

O site da tv câmara, www.camara.gov.br/internet/tvcamara, apresenta o catálogo Baixe e Use, um acervo recém-lançado com mais de 150 filmes educativos para download gratuito. São documentários e reportagens especiais sobre cidadania, direitos humanos e história política brasileira. Um ótimo material para professores, é bom conferir.


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Universidade Aberta


Com apoio a educação e ao desenvolivimento do município este blog comunica que:

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil - Pólo Educa Grossos, estão oferecendo 50 novas vagas gratuitas para graduação no curso de Licenciatura em Matemática.

As inscrições podem ser realizadas de 3 de novembro à 14 de dezembro no endereço www.ufersa.edu.br/nead. Para realizar a inscrição os interessados devem preencher o formulário online. O candidato deve ter concluído o ensino médio ou ser professor em exercício das redes públicas de ensino.

São 50 vagas ofertadas, assim distribuídas:

30 Vagas para Demanda Social
20 Vagas para PROFESSORES
Para qualquer estudante que tenha realizado o ENEM no ano de 2009-2010. Para Professores, de qualquer Rede de Ensino cadastradados na Plataforma Freire

domingo, 28 de novembro de 2010

Inauguração da Biblioteca do Alagamar



No dia 26 dese mês, foi inaugurada a Biblioteca Pública de Pernambuquinho, uma ação realizada pelo Verador Carlos Lacerda, que com imensa alegria a Associação Dehon Caenga, através de sua Presidente Melânia Caenga, fez doação diversos livros que servirá de fonte de pesquisa para os moradores desta comunidade, Parabéns a Comunidade ao Verador Cateca e também a todos que colaboraram.